Missões e Evangelismo

DOZE COISAS PARA APAGAR DA VIDA NO NOVO ANO

 

O ano de 2011 passou voando. Pelo menos mentalmente, nos surpreendemos contando quantas foram as bênçãos e relacionando em outra coluna, as perdas e os projetos que ficam só na intenção, o que provoca um sentimento de frustração em muita gente. Afinal, todos dispõem do mesmo tempo e apenas alguns conseguem caminhar resolutamente em direção aos ideais. Preparamos uma lista com 12 itens, pinçados de uma quantidade quase infinita de raposinhas. Vários deles se interpolam e, se abandonados, aliviarão fardos desnecessários que pesam sobre muitos ombros. Se os 12 meses do ano de 2011 não foram suficientes para você promover em sua vida as mudanças almejadas, aproveite a chance e curta esse bônus temporal. Mãos à obra!

1 – O estigma da segunda-feira. Para muita gente, a segunda-feira anuncia o reinício das batalhas cotidianas e por isso, é fonte de desânimo e tristeza. Quem é profissionalmente realizado faz de sua atividade um prazer. Para estes, a segunda-feira sinaliza o princípio de novas realizações. Quem tem a vida posta nas mãos do Senhor sabe que as agruras são apenas oportunidades de o Pai manifestar seu poder e seu carinho.

2 – Mal humor. Por incrível que pareça, essa doença contagiosa tem se manifestado até nas igrejas. “A vida é difícil”, podem retrucar. No entanto, mais difícil ainda é acreditar que a fachada do crente seja dominada por uma carranca. Por muito tempo, espiritualidade foi sinônimo de circunspecção. O resultado é que ficamos mais conhecidos pelas proibições e por uma suposta falta de alegria. Nossa alegria deve transbordar efusivamente, revelando ao mundo a presença daquele que transformou nosso pranto em festa.

3 – O vermelho. Neste caso, o vermelho a ser evitado é o da conta bancária e/ou do orçamento. Para alguns infelizes, o limite de cheque especial tornou-se complemento de salário, e mais cedo ou mais tarde, o vermelho toma conta do humor e de toda a saúde financeira. A mesma advertência vale para rolagem de dívida em cartão de crédito. Dê um fim nisso e interrompa o pagamento dos juros sempre escorchantes.

4 – Sedentarismo. Observe a diferença de qualidade de vida entre os sedentários e os que praticam qualquer tipo de atividade esportiva. Usando o jargão evangélico, “cuidar do templo” requer muito mais do que a simples condenação do cigarro. A sua condição física contribuirá fortemente para alongar ou abreviar a sua estada neste mundo. O Céu já está garantido, mas, como dizia o título do filme, pode esperar um pouco. Mexa-se e viva mais e melhor.

5 – Mágoas antigas, recentes e futuras. Um dos compartimentos de nossa existência que deve ser limpo periodicamente é aquele em que contabilizamos os deslizes que cometeram contra nós. Há quem tenha um prazer quase masoquista de conferir como anda escore dos supostos desafetos, somando sempre as novas faltas. Quem assim procede, alimenta sentimentos indesejáveis de vingança, ocupando o espaço que deveria ser habitado pelo antídoto mais poderoso: o amor.

6 – Pessimismo crônico. Como diz o adágio, ”desgraça pouca é bobagem”, e às vezes, o pessimismo faz dupla com a murmuração. O resultado é tão desafinado como alguns trinados que reverberam por aí. No fundo, todo pessimista tem doses fartas de egoísmo. Diuturnamente, ele repete a ladainha: “os meus problemas”, “a minha falta de sorte”, “só acontece comigo” e frases afins. Em caso de erro, siga a prescrição do outro provérbio famoso: erre melhor da próxima vez!

7 – Solidão. A sociedade hedonista valoriza o solitário. Afinal, quem não tem família é um consumidor compulsivo em potencial. O livro de Gênesis registra que Deus viu que não era bom o homem estar só. Gregário, o bicho-homem não pode isolar-se. Além de família e amigos, aliste-se para trabalhos voluntários e não deixe de se envolver nas atividades da igreja.

8 – Falta de planejamento. Algumas pessoas vivem sobre a tirania das circunstâncias. Não têm objetivos bem definidos e vivem conforme a direção imposta pelo vento. Pensam em realizar determinadas tarefas, mas nunca estabelecem prazos. Não fixam metas e, para ocultar a incapacidade latente, costumam dizer que “o futuro pertence a Deus”. Juízo irmãos!

9 – Ausência de limites. “Fulana vive para aquilo”. O “aquilo” pode assumir várias formas: o cônjuge, os filhos e até mesmo a igreja. Aparentemente, essas pessoas são dedicadas, mas dissimulam uma frustração terrível. Por não saberem estabelecer limites, têm dificuldades em dizer “não”, distanciando-se cada vez mais do padrão bíblico do serviço. É impossível fugir de si mesmo. Readquira o controle de sua existência e experimente um novo período.

10 – Insatisfação com o próprio corpo. “Ah, se eu tivesse os olhos daquele ator, o corpo daquele atleta e...” Tome jeito! Está descontente com o físico? Faça uma dieta, matricule-se numa academia e adote um estilo de vida saudável. Os recursos disponíveis hoje são quase ilimitados: lipoescultura, tratamentos diversos e até cirurgia plástica. Vá até onde a sua vaidade requerer. Por fim, descobrirá que a mudança que realmente faz diferença acontece por dentro.

11 – Medo de arriscar. “A televisão não dará certo. As pessoas terão de ficar olhando para sua tela, e a família média americana não tem tempo para isso” (The New York Times, em 18 de abril de 1939). Grandes inventos e feitos da humanidade começaram sobre o descrédito alheio. No entanto, o pior medo é aquele que está em nós mesmos – e gera paralisia. Transforme o medo em ousadia e corra em busca dos seus sonhos.

12 – Procrastinação. Apenas ter idéias não basta. Quantas coisas você já planejou e não as viu concretizar-se por culpa única e exclusivamente sua? Na vida, atitude é tudo. Por isso, não se deixe dominar pela preguiça e pela tentação de deixar para depois. Levante a cabeça. Registre num papel suas metas e ambições. Uma grande escalada acontece passo a passo. Para o rio Jordão se abrir, foi necessário que o povo de Deus colocasse o pé nas águas. Saia da zona de conforto e corra atrás de seus sonhos porque a vida é uma só. O Senhor dos impossíveis está com você!

Agenda do 9º Congresso de Missões e EvangelismoSede - Vinhedo

 

GRAMÁTICA MISSIONÁRIA

 

Só há dois tipos de reação quando alguém se depara com a palavra MISSÕES:

Há os que preferem conjugar os verbos adiar, esquecer, calar, desfrutar, estagnar-se. Estes escolhem os advérbios depois, amanhã, talvez, futuramente, nunca. Para esses a vida é definida pelos substantivos tristeza, decepção, vergonha, descompromisso, deslealdade.

Há os que preferem conjugar os verbos falar, amar, orar, sustentar, enviar, comprometer-se, crescer. E escolhem os advérbios hoje, agora, diariamente, já. Para esses a vida é definida pelos substantivos alegria, realização, compromisso, lealdade, crescimento.

E VOCÊ? QUE VERBOS PREFERE CONJUGAR? QUE ADVÉRBIOS ESCOLHE? QUE SUBSTANTIVOS DEFINEM A SUA VIDA?

ANO NOVO, PROJETOS VELHOS

 

Todo início de ano é a mesma coisa: fazemos votos e mais votos, mas ao analisarmos o que foi realizado no ano interior, chegamos à conclusão que não cumprimos a maioria daquilo que prometemos. E o que votamos? Que estaremos mais envolvidos com a obra do Senhor; que nos deixaremos conduzir por sua vontade; que iremos onde Ele mandar; que seremos fiéis nas nossas contribuições; que investiríamos mais na obra de missões; que seremos melhores pais, esposos (as), irmãos, obreiros, vizinhos, amigos, crentes... E são tantos votos que, obviamente, o espaço não comportaria enumerá-los.

Idealizamos tantos projetos, sonhamos, traçamos metas, mas a conclusão é uma só: o ano é novo, mas os projetos são velhos, ou seja, os mesmos projetos, que por não se realizarem, vão se acumulando e virando uma gigante onda, que vai crescendo a cada ano. E o que é pior, é que exatamente por isso (não se realizarem), vão frustrando outros e os anos estão passando velozmente; a vida vai caminhando rapidamente; a saúde já não é mais a mesma; as condições em todas as áreas vão sofrendo profundas mutações; afora a crise de sonhos que se abate, e então vem a pergunta: o que posso fazer? Como devo agir? Como resgatar os sonhos deixados para trás?

Segundo a Bíblia, antes de votarmos devemos refletir bem, analisarmos tudo quanto intentamos, para que não se dê o caso de sermos achados como mentirosos para o Senhor e, certamente, todos sabemos o final dos tais. (Ec 5:4,5; Pv 20:25; At 5:4; Ap 22:15).

Deus não nos chamou para resolver todos os problemas ou os de todas as pessoas do mundo. Fomos chamados para fazer o possível dentro dos limites da nossa capacidade e vocação.

Mas o que votarmos é bom cumprirmos. Talvez seja esta a razão de tantos projetos velhos, não obstante o ano ser novo.

Deus vos abençoe em Cristo e tenham um ano novo com realizações que visem glorificar ao Senhor.

PORQUE FAZER MISSÕES É UMA TAREFA TÃO URGENTE?

 

Por que fazer missões deve ser a missão da igreja? Por que a igreja deve levar a mensagem do evangelho para os de perto e os de longe? Por que o território de ação da igreja deve estender-se até aos confins da terra?

Em primeiro lugar, porque o homem sem Cristo está perdido. Não há salvação sem Cristo. Nenhuma religião pode salvar. Nenhuma religião pode nos reconciliar com Deus. O mundo está saturado de muitas religiões, enquanto a humanidade perece. Não é verdade que toda religião é boa e que todo caminho leva a Deus. Há caminhos que ao homem parecem direito, mas ao fim são caminhos de morte. A ignorância não é outra porta para o céu. Quem sem lei pecar, sem lei perecerá. A não ser que a igreja anuncie o evangelho a todos os povos não haverá esperança de salvação para eles. Só Cristo é a porta do céu, só ele é o caminho que conduz a Deus. Só ele é o mediador entre Deus e os homens.

Em segundo lugar, porque a obra de Cristo já foi consumada. A salvação é uma obra planejada por Deus, consumada por Cristo e aplicada pelo Espírito Santo. Tudo já foi feito. Não resta mais nada por fazer. Cristo já morreu e ressuscitou. Ele já enviou o Espírito Santo para capacitar a igreja e já deu a ela o evangelho e o poder para proclamá-lo. Agora, cabe à igreja ir ao mundo e anunciar que o banquete da salvação está pronto.

Em terceiro lugar, porque não há outro evangelho a ser pregado a não ser o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. Fazer missões não é pregar cultura, religião nem doutrinas de homens. Muitos têm pregado outro evangelho, um evangelho híbrido, sincrético, místico; um falso evangelho, outro evangelho. Mas, só há um evangelho; ele não pode ser mudado nem adulterado ao nosso bel prazer. Não podemos tirar nada dele nem acrescentar nada a ele. Toda mensagem que tira o foco da cruz de Cristo e da sua obra perfeita e consumada na cruz é um falso evangelho que engana os homens em vez de levá-los à fonte da vida eterna.

Em quarto lugar, porque só a igreja de Cristo está credenciada a pregar o evangelho. Só há um evangelho e só há uma agência do reino credenciada a pregar o evangelho a toda a criatura, em todo o mundo, a igreja de Cristo. Se nós nos calarmos, seremos tidos como culpados. A igreja é o método de Deus para alcançar o mundo. Nenhuma embaixada humana, por mais nobre que seja tem competência para anunciar as boas novas da salvação. Nem mesmo os anjos podem desincumbir-se dessa gloriosa tarefa. Ela é nossa e de mais ninguém.

Em quinto lugar, porque o tempo de proclamar o evangelho é agora. Devemos fazer a obra de Deus enquanto é dia, enquanto temos oportunidade, enquanto as portas estão abertas. Só temos essa geração para evangelizar os nossos contemporâneos. Se falharmos nessa empreitada, teremos fracassado em nossa missão.

Em sexto lugar, porque a evangelização dos povos é uma ordem imperativa, intransferível e inadiável do Senhor Jesus. O universo inteiro se curva diante da autoridade absoluta do Senhor Jesus. Ousaríamos nós desobedecê-la? Se até os demônios obedecem à sua voz, seríamos nós os únicos a fazer pouco caso dela? Não temos escolha, fazer missões não é opção da igreja, é sua responsabilidade inalienável.

Em sétimo lugar, porque a conversão daqueles por quem Cristo morreu traz glória ao nome de Deus. Fazemos missões para que os povos venham e se prostrem aos pés de Jesus e dêem a Deus toda a glória devida ao seu nome. A glória de Deus deve ser a nossa motivação mais elevada para evangelizarmos todos os povos, tribos, línguas e nações!

POR QUE ORAR PELAS NAÇÕES?

 

Porque a intercessão é uma das formas mais elevadas de oração? Porque trata com uma das coisas mais preciosas que existem: as almas dos homens e mulheres. Atualmente, a igreja cristã está enfrentando um desafio espiritual - o desafio do Islamismo, Budismo e Hinduísmo, que tem se espalhado em cada continente da terra. George Otis Jr. escreveu: "Enquanto o igreja avança para o ano 2000... multidões ainda esperavam no vale da decisão; a questão é quem vai alcançá-los primeiro. Nunca antes a igreja teve que enfrentar tal diversidade de rivais comprometidos com os princípios do ativismo". (O Último dos Gigantes). Enquanto Deus escolhe seus vasos, e Seu sacerdócio real, não podemos ignorar nossa responsabilidade para com esta geração de pessoas, desde a África até a Ásia, da Europa até o Oriente Médio. Devemos entrar na batalha. É surpreendente a evidência de como a oração é efetiva e faz uma diferença no destino de pessoas e nações.

Certamente Deus está disposto a responder orações. Resta aos homens e mulheres que se agarrem as vastas promessas que Sua palavra contém sobre a oração. E.M. Bounds declara que "oração é a linguagem de um homem carregado com um sentido de necessidade... Não orar não é apenas declarar que nada é necessário, mas admitir a não realização dessa necessidade". Por razões além do nosso entendimento, parece que Deus se fez dependente de nossas orações. Isso é particularmente verdade em como Deus depende da oração intercessória para preparar os não salvos para a salvação. Andrew Murray disse: "O intenso desejo de Deus de abençoar parece que de alguma maneira está limitado a Sua dependência em intercessão como a mais elevada expressão da disposição de Seu povo em receber e submeter-se totalmente ao exercício de Seu poder. "Além disso, R.A. Torrey escreveu: "... tem havido reavivamento sem muita pregação, mas nunca houve avivamento sem oração poderosa". Necessitamos agora que Deus mova as nações da JANELA 10/40. Felizmente, é para esses momentos que Ele prometeu através do profeta Joel "derramar Seu Espírito sobre toda carne". Joel 2:28

Quando participamos em orar pelos países da Janela 10/40 podemos estar seguros de que Jesus estenderá Seu Reino através de nossa intercessão. Enquanto chegamos a Sua presença com corações limpos e cheios de fé sabemos que Ele prometeu: "Pede-me e te darei as nações por herança e os fins da terra por tua possessão". Sl.2:8.